sexta-feira, 20 de maio de 2011

A realidade nua e crua da educação brasileira

"A EDUCAÇÃO LIBERTA". Quem ainda não ouviu essa frase? Então qual governo gostaria de ver reproduzidas várias Amanda Gurgel (nome da professora do vídeo) para lhe desafiar?  Para contestar o status quo de uma sociedade alicerçada na ignorância resultante da imposição de um modelo que tem como único propósito o de produzir, em série, homens-objeto para servir como mão de obra barata na produção de riquezas a um grupo cada vez mais seleto?
O que esperar de um País onde o poder continua nas mãos dos grandes latifundiários, agropecuaristas, usineiros, industriais, banqueiros, donos do império midiático, todos disfarçados de "políticos"? Seria muita ingenuidade acharmos que dentro desse atual cenário teríamos a "compaixão" desses senhores. Não há como; é a luta pela sobrevivência de uns poucos que muito têm contra um montão que às vezes nem um pedaço de pão para enganar a fome lhes sobra.
Então cabe uma pergunta aos nossos ilustres educadores: Qual educação? Não estaria na hora de se rever conceitos? De se deixar de lado aquilo que o sistema capitalista tão bem produz e dissemina: o egoísmo, a visão intimista desagregadora que se está apropriando em escala  cada vez mais preocupante de nossa sociedade? Solução há pra tudo nesta vida, basta que queiramos e sejamos fiéis a nossos sonhos.
Fiquemos, pois, com as sábias palavras universais dessa brava professora, não esquecendo de adaptá-las a nossa realidade irituiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...