domingo, 1 de maio de 2011

Rio Irituia: a morte anunciada

Vejam estas imagens e tirem suas conclusões. Elas foram feitas no começo do ano passado por ocasião de um passeio de canoa que realizamos para conhecer a realidade do nosso rio Irituia, pois há muito que ouvíamos falar em seu processo de assoreamento e quisemos ir lá conferir. Para nossa surpresa, nos deparamos logo com algumas arraias mortas, muito provavelmente devido ao aquecimento da água e à falta de oxigênio, face seu aspecto turvo. Mas o que nos chamou a atenção de fato foi a condição de "aterramento" do rio. Conforme se pode ver nas fotos abaixo (tiradas próximo da ponte da Vila Nova), a quantidade de terra já acumulada em seu leito é muito grande, mal dando a água para cobrir os pés das pessoas, e assim foi por todo o percurso que fizemos.
 Rio Irituia em 12 de janeiro de 2010

Agora reparem estas outras imagens tiradas ontem. É inegável que o período invernoso tem sido relativamente incômodo, mas nada parecido com o que havia há tempos atrás, e se utilizarmos as imagens acima para nossas reflexões, perceberemos facilmente que a razão das enchentes havidas em nossa cidade tem muito mais relação com a interferência humana do que com fatores naturais, pois, sem dúvida alguma, se o rio ainda possuísse seu leito preservado, essas águas que hoje inundam nossa cidade seriam naturalmente acolhidas por ele, mas como hoje o espaço que antes era ocupado pelas águas está sendo ocupado por matérias diversas, não só as areias que descem de suas margens desmatadas mas também todo tipo de lixo lançado diretamente nele e através de seus igarapés, como por exemplo o Igarapé-Grande. É natural, portanto, que as águas procurem local para se abrigar, resultando dessa forma na ocupação indesejada de áreas próximas, como vemos nas imagens abaixo.

Rio Irituia em 30 abril de 2011

Para contribuir com a reflexão, sugerimos que assistam o vídeo feito sobre o rio Irituia pelos integrantes do Movimento "Quem-Te-Dera", os biólogos Helton Jones e Alexandre Cordeiro, logo após a viagem de canoa que resultou nas primeiras imagens postadas acima. 



Concluindo, publicamos o relatório "Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente", produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE, onde se poderá conhecer a importância atribuída ao setor de meio ambiente deste município.

Quem quiser conhecer na íntegra este relatório (e sugiro que o leiam no todo, pois há dados super importantes sobre o município de Irituia), acessem a fonte pesquisada:
Boas reflexões.

3 comentários:

  1. Eita saudade desse grupo...

    Tempo bom em que a esperança brilhava mais forte.

    Estou muito feliz por estes fatos saírem dos arquivos para mostrar para todos o verdadeiro trabalho do Quem-te-dera.

    Abração a todos Quem-te-deras !!!

    ResponderExcluir
  2. Entre vidas e amores, me deleito em te conhecer, meu país, meu estado, minha nação, em seus arredores me sinto livre e solto, a gozar de uma infância que nunca parece acabar, lá eu subo em arvores para apanhar frutas, lá eu jogo bola de pés descalços pisando na lama.

    Lá foram minhas descobertas e minhas iniciações, lá eu tenho o umbígo guardado, lá dorme meu herói, lá vive minha rainha, lá estou entranhado, lá eu desejo ser guardado, me aguarde que eu te adoro, meu explêndido berço.

    A voz, o sotaque de lá, soa como o cantar do uirapurú, é lindo ouvir a gente de lá falando, e lindo ver na praça o povo, é lindo admirar suas belezas, os seus encantos, sou irituiense sim, sou cercado pelas forças e imponência do Rio Guamá, sou banhado pelo rio que dá nome ao lugar, Irituia, esse é o melhor lugar que há!!!!!

    Em, 21/10/2011 ( By Dângelo Wesley Oliveira Mendes).

    ResponderExcluir
  3. Saudades de minha terra,que triste saber que nosso rio que tanto refresca os finais de semana estar por se acabar. Bye Marcley gomes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...